[Resenha] O labirinto do fauno - Cornelia Funke e Guilherme del Toro | @intrinseca

 


QUANDO UM FILME É TÃO BOM QUE ACABA VIRANDO LIVRO

SINOPSE: Um dos filmes mais aclamados dos últimos tempos, O Labirinto do Fauno transborda das telas do cinema em obra que expande o universo de fantasia e horror da obra-prima de Del Toro.

Quando estreou nos cinemas, O Labirinto do Fauno encantou público e crítica com sua história que mesclava sonho e realidade, trazendo para o universo da fantasia o cruel cotidiano da Espanha fascista de Franco. Mais de dez anos depois, a produção permanece conquistando fãs e mostrando que boas histórias são atemporais.

Nesta edição mais do que especial, o escritor, diretor e roteirista mexicano Guillermo del Toro — a mente por trás do filme e um dos artistas mais inventivos dos últimos tempos — se une a Cornelia Funke, premiada escritora de contos de fadas modernos e autora da trilogia Mundo de Tinta, para narrar a jornada de uma menina pelo Reino dos Homens e pelo Reino Subterrâneo.

No ano de 1944, Ofélia e a mãe cruzam uma estrada de terra que corta uma floresta longínqua ao norte da Espanha, um lugar que guarda histórias já esquecidas pelos homens. O novo lar é um moinho de vento tomado pela escuridão e pela crueldade do capitão Vidal e seus soldados, dispostos a tudo para exterminar os rebeldes que se escondem na mata.

Mas o que eles não sabem é que a floresta que tanto odeiam também abriga criaturas mágicas e poderosas, habitantes de um reino subterrâneo repleto de encantos e horrores, súditos em busca de sua princesa há muito perdida. Uma princesa que, segundo os sussurros das árvores, finalmente retornou ao lar.

No livro, a narrativa de Ofélia é intercalada com ilustrações e contos de fadas inéditos, baseados em elementos-chave de O Labirinto do Fauno. A obra é uma impactante ode ao poder das histórias, seja em imagens ou palavras, e a sua capacidade de transformar a realidade a nossa volta.


O Labirinto do Fauno é um filme encantador e mágico, que com certeza cativa a maioria das pessoas que já assistiram e comigo não foi diferente. É sem dúvidas um dos filmes que nunca canso de assistir.

Neste livro Guilherme Del Toro (diretor e roteirista, por trás do filme) e Cornélia Funke (autora da trilogia "Mundo de tinta" que já ganhou uma adaptação), se uniram para transportar para as páginas, a história de Ofélia, com dez contos de fadas baseados em elementos-chave do filme e lindas ilustrações.

Ofélia era uma menina solitária, mas que tinha como companhia a leitura e seu amor por livros. A trama se passa na década de 1940 na Espanha Fascista, e apesar da mágica e do universo rico, perigoso e encantador que conhecemos na história, a trama vai muito além disso e mostra como mesmo diante do horror e da desesperança ainda pode haver mágica onde se menos espera.

Fiquei apaixonada nessa edição e me perguntando porque eu enrolei tanto para ler, já que este livro já estava há alguns meses na minha estante. Mas antes tarde do que nunca, pois mesmo com expectativas altíssimas, todas foram mais que superadas.

Adoro quando meus livros preferidos ganham adaptações, mas também é muito bom quando o inverso acontece e ainda mais de forma tão cuidadosa. É um livro que realmente foi escrito pensando em quem gosta do filme. Mas se você ainda não conferiu nenhum dos dois, garanto que também vai se apaixonar.

Achei tão especial que tive que fazer uma foto diferente de tudo que estou acostumada a fazer por aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário