Eu sempre falo por aqui o quanto eu amo narrativas cruas e reais então, ler este livro foi uma ótima experiência, a escrita da autora é tão singular que cada página por mais simples que fosse, me manteve cativada até o fim.
SINOPSE: Uma história única e envolvente sobre dois jovens que devem enfrentar a eletricidade do primeiro amor em meio às sutilezas das classes sociais e dos problemas familiares. Sally Rooney é a voz da geração millennial.
Na escola, no interior da Irlanda, Connell e Marianne fingem não se conhecer. Ele é a estrela do time de futebol, ela é solitária e preza por sua privacidade. Mas a mãe de Connell trabalha como empregada na casa dos pais de Marianne, e quando o garoto vai buscar a mãe depois do expediente, uma conexão estranha e indelével cresce entre os dois adolescentes ― contudo, um deles está determinado a esconder a relação.
Um ano depois, ambos estão na universidade, em Dublin. Marianne encontrou seu lugar em um novo mundo enquanto Connell fica à margem, tímido e inseguro. Ao longo dos anos da graduação, os dois permanecem próximos, como linhas que se encontram e separam conforme as oportunidades da vida. Porém, enquanto Marianne se embrenha em um espiral de autodestruição e Connell começa a duvidar do sentido de suas escolhas, eles precisam entender até que ponto estão dispostos a ir para salvar um ao outro. Uma história de amor entre duas pessoas que tentam ficar separadas, mas descobrem que isso pode ser mais difícil do que tinham imaginado.
A PREMISSA:
Connel é um garoto popular e extrovertido, já Marianne é uma garota mais reservada e até "esquisita" para alguns. Os dois estudam na mesma escola, em uma pequena cidade na Irlanda e a mãe de Connel trabalha na casa de Marianne. Os dois acabam se envolvendo, mas tem vergonha de assumir este relacionamento.
Depois de formados no ensino médio, os dois vão para a faculdade e agora Marianne é popular e Connel está com dificuldades de se enturmar. E apesar de ser pessoas incríveis, que se dão bem, ambos não se enxergam assim.
Quando conversa com Marianne, ele tem uma sensação de completa privacidade. Poderia contar qualquer coisa a seu respeito, até as coisas estranhas, e ela jamais as repetiria, ele sabe. Estar sozinho com ela é como abrir uma porta para fora da vida normal e fechá-la depois de passar.
O QUE EU ACHEI:
Pessoas normais é uma leitura que traz personagens reais, ao longo da trama acompanhamos várias fases da vida de Marianne e Connel, o relacionamento deles com a família, amigos e o amor que sentem um pelo outro, mas que ambos também não conseguem expressar e não se permitem viver, por isso sempre encontram maneiras de se afastar, mas a vida sempre se encarrega de junta-los novamente.
A narrativa da autora é leve, cativante mas ao mesmo impactante, real e crua. Eu sempre tenho dificuldade de me expressar quando gosto muito de um livro e este livro foi um dos livros que me deixou assim.
A maioria das pessoas viveriam suas vidas inteiras, Marianne pensou, sem nunca se sentirem tão próximas de alguém.
Titulo: Pessoas normais
Autor(a): Sally Rooney
Editora: Companhia das letras
Gênero: Romance
Nenhum comentário:
Postar um comentário