OS QUATRO VENTOS - KRISTIN HANNAH | @editoraarqueiro

 


SINOPSE: Um épico arrebatador sobre amor, heroísmo e esperança durante a Grande Depressão, uma época em que a própria terra parecia se voltar contra seus habitantes.

Texas, 1921. Passada a Grande Guerra, uma nova era de abundância parece surgir no horizonte. Mas, para Elsa Wolcott, considerada velha demais para se casar numa época em que o matrimônio é a única opção das mulheres, o futuro parece sombrio. Até a noite em que conhece Rafe Martinelli e decide mudar o rumo de sua vida. Com sua reputação em ruínas, ela acaba tendo que se unir a um homem que mal conhece.

Treze anos depois, o mundo é bem diferente: milhões estão desempregados devido à Grande Depressão e à seca que devasta as Grandes Planícies, dizimando plantações e provocando tempestades de areia. Tudo está morrendo na fazenda Martinelli, inclusive o casamento de Elsa e Rafe, e cada novo dia é uma batalha pela sobrevivência.

Nesse momento incerto e perigoso, ela deve fazer uma escolha angustiante: lutar pela terra que tanto ama ou deixar tudo para trás e partir para o Oeste, rumo ao desconhecido, em busca de uma vida melhor para sua família.

Com o estilo apaixonante de Kristin Hannah, Os quatro ventos é uma história sobre resiliência e a força do espírito humano para sobreviver à adversidade, vista pelos olhos de uma mulher cujo sacrifício e cuja coragem representam toda uma geração.


Kristin Hannah é uma das minhas autoras preferidas. Suas obras sempre me emocionam e com seu novo romance “Os quatro ventos” não foi diferente.


Elsa cresceu escutando de sua família o quão feia e sem atrativos ela era. Considerada velha demais pra casar, Elsa achava que sua vida estava fadada a solidão, até conhecer Rafe. Um rapaz que do dia para noite acabou mudando o rumo de sua vida. Anos depois já casada com Rafe e com dois filhos, a era de abundância nos Estados Unidos parece ter acabado com a chegada da Grande depressão e a seca.

Devido à seca e a grande Depressão, Elsa vê a cada dia seu casamento desmoronar e sua família passando grandes necessidades. Elsa não queria deixar a Terra que tanto ama, mas na luta pela sobrevivência Elsa terá que escolher entre lutar pela vida e partir para o Oeste ou lutar pela terra que ama, mas que está fadada ao sofrimento.

“Havia algo que ela não sabia quando se casara e se tornara mãe mas que
agora entendia: só é possível viver sem amor se você nunca foi amado. "


🍂 “Os quatro ventos” foi uma leitura emocionante do começo ao fim. Amo tramas que trazem contextos históricos, que nos faz procurar saber mais sobre o assunto como aconteceu com este livro. Eu confesso que já sabia sobre as tempestades de areia que devastaram as grandes planícies mas não imaginava que foi algo tão terrível, que chegou até a matar pessoas e levou milhares a deixar suas terras.

Elsa é uma mulher forte, que batalhou por sua família e por seus filhos, embora Loreda, sua filha, não reconhecesse sua luta.

“Não se preocupe com a morte, Elsa. Preocupe-se com a vida. Seja corajosa.”


Terminei essa leitura impactante com a certeza de que se tornou uma leitura inesquecível. Kristin Hannah mais uma vez conseguiu se superar em cada página deste livro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário