[Resenha] A revolução dos bichos - George Orwell | @avisraraeditorial

 

A revolução dos bichos provavelmente é um livro que todo mundo já ouviu falar e não é para menos, esse clássico de George Orwell é tão atual que ainda pode nos fazer refletir bastante.

SINOPSE: Publicado 75 anos atrás, A revolução dos bichos mantém em sua narrativa alegórica uma reflexão fundamental para os nossos tempos. No entanto, a correlação com os fatos que inspiraram o autor a escrevê-la quase sempre foi omitida. Aqui apresentamos a obra como ela, de fato, é: uma crítica contundente a Revolução Russa, ao socialismo real que foi posto em prática e a figuras como Marx, Lenin e Trotsky. Sátira política devastadora e fábula moral espirituosa, na tradição de Esopo, La Fontaine, Swift e Voltaire, narra a rebelião dos animais de uma granja contra o dono da propriedade, em busca de uma vida melhor. Porém, não muito tempo depois, os elevados ideais de liberdade, justiça e igualdade são traídos e um novo regime de opressão substitui a tirania anterior. “Todos os animais são iguais, mas alguns animais são mais iguais que os outros” passa a ser o único mandamento em vigor e condensa em poucas palavras como o poder corrompe até mesmo as causas mais nobres. Em A revolução dos bichos, Orwell, espírito independente e radical nato, desencantado com os descaminhos da Revolução Russa de 1917, satiriza, por meio de uma fábula, o totalitarismo do regime stalinista, feito de mentiras, traições e terror.


A PREMISSA:
Um dia, Major – um dos porcos mais velhos da fazenda Solar –, conta aos outros animais da fazenda que sonhou com uma revolução que os levaria a ter liberdade e não seriam mais explorados pelo dono da fazenda, o Sr Jones. Logo depois Major morre e Napoleão e Bola de neve decidem prosseguir com a ideia de fazer uma revolução.

Os animais conseguem o que queriam e colocam Sr. Jones e sua família pra fora da fazenda. No começo, ser livre, ter tudo que produziam e não precisar mais obedecer aos humanos parecia incrível. Mas até às melhores ideias podem ser corrompidas.

O QUE EU ACHEI:

A revolução dos bichos foi escrito em 1945 mas é uma leitura que se mantém atual. Nos leva a refletir sobre totalitarismo e como as vezes nós podemos ser alienados em meio ao desejo de mudar as coisas, de viver uma utopia.

❝(...) Lá fora os animais observam as fisionomias, saltando de porco para homem e de homem para porco, e novamente de porco para homem, mas já era impossível diferenciar quem era porco e quem era homem.❞


Apesar de já ter uma ideia do que esperar desta leitura, a narrativa foi além do que eu esperava. É um livro que tem poucas páginas, mas é tão profundo que é impossível não ficar refletindo sobre este livro por muito tempo depois de ler, assim como eu fiquei.


A revolução dos bichos é uma leitura indispensável e fluída. Um clássico importante que sempre que puder, irei reler.


Titulo: A revolução dos bichos 
Autor(a):   George Orwell
Editora:  Faro Editorial/Avis Rara
Gênero: Romance policial/Mistério

Nota: 4,5/5
Adicione: Skoob
Adquira o livroAmazon


Nenhum comentário:

Postar um comentário