[Resenha] Moxie - Jennifer Mathieu | @veruseditora

 


Nós mulheres já conseguimos muitos direitos. Mas ainda temos muito para conquistar e todas as batalhas importam, até mesmo as pequenas. Em Moxie, vemos a importância e força da união das mulheres – de qualquer idade —, e de todas as batalhas contra o patriarcado.

SINOPSE: Vivian Carter está cansada. Cansada da direção da escola, que nunca acha que os jogadores do time de futebol estão errados. Cansada das regras de vestuário machistas, do assédio nos corredores e dos comentários babacas dos caras durante a aula. Mas, acima de tudo, Viv está cansada de sempre seguir as regras.

A mãe de Viv era dura na queda, integrante das Riot Grrrls nos anos 90. Inspirada por essas histórias, Viv pega uma página do passado da mãe e cria um fanzine feminista que distribui anonimamente para as colegas da escola. É só um jeito de desabafar, mas as garotas reagem.

Logo Viv está fazendo amizade com meninas com quem nunca imaginou se relacionar. E então ela percebe que o que começou não é nada menos que uma revolução feminista no colégio.



A PREMISSA:
Vivian mora em uma pequena cidade pacata e conservadora no interior. Ela é uma adolescente reservada, mas está cansada de ter que enfrentar o diretor machista de sua escola, está cansada das regras de vestuário totalmente arbitrárias e claro, do assédio que todas as garotas do colégio enfrentam por causa dos garotos.

A mãe de Vivian já estudou nesta mesma escola, foi membro do "Riot Grrrls" e foi uma garota revolucionária. Inspirada por tudo que sua mãe foi nos anos 90, Viv decide distribuir fanzines na escola e anonimamente criou a "Moxie". Ela não tinha esperanças que alguém levasse o movimento a sério, mas ela não é a única que está cansada de toda essa situação.

O QUE EU ACHEI:

Eu adoro livros que abordam a força da união feminina como "Moxie". E este livro me conquistou pelo fato de ter essa temática mais direcionada para o público adolescente, acho muito importante que adolescentes leiam obras assim e saibam que o feminismo é para todos, que precisamos lutar pelos nossos direitos e que não há nada de errado nisso.

Moxie foi uma leitura envolvente, um pouco revoltante e rápida. Mas não espere uma obra impactante, ou complexa. É uma leitura que cumpre seu papel de chamar atenção de adolescentes para o feminismo e aborda isso de forma muito linda, até trazendo um pouco de romance e mostrando que nenhum homem – por mais incrível e empático que ele seja –, consegue ter uma ideia de tudo que uma mulher tem que enfrentar todos os dias. A desconstrução é sempre necessária.

❝Obrigar as meninas a monitorar a aparência porque os meninos teoricamente são incapazes de se controlar? ❞


Moxie vai ganhar uma adaptação pela Netflix que será lançada dia 3 de março e eu já estou ansiosíssima para ver esta obra na tv. Se você ainda não leu, garanto que vale a pena e ainda dá tempo de ler antes da adaptação sair!


Titulo: Moxie - Quando as garotas vão a luta
Autor(a): Jennifer Mathieu
Editora: Verus
Gênero: New Adult

Nota: 4/5
Adicione: Skoob
Adquira o livroAmazon


3 comentários:

  1. Olá,
    Acho interessante o tema ser direcionado para jovens, esse tipo de leitura faz a diferença mesmo. Não conhecia muito do livro e parece ser um livro rapidinho de se ler.

    ResponderExcluir
  2. Oi Jaqueline, tudo bem?
    Olha, adorei a proposta desse livro e o fato da protagonista ter pego a ideia da mãe dela nos anos noventa é espetacular! Se bem que problemas com machismo e parecidos ainda persistem nesses dias, se tornando essencial que falemos sobre eles.
    Um beijo de fogo e gelo da Lady Trotsky...
    http://wwww.osvampirosportenhos.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oii Jaqueline, tudo bem?
    Achei muito interessante a temática desse livro para os adolescentes mostrar que sempre podemos lutar pelos nossos direitos.
    Fiquei curiosa para ler essa história e vou recomendar para a minha sobrinha!
    Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir