Sinopse: A incrível e emocionante história real da afegã que assume a identidade do irmão para sobreviver
Aos oito anos de idade, Nadia Ghulam teve a casa onde vivia com sua família, no Afeganistão, destruída por uma bomba. Ela passou dois anos no hospital, teve o rosto deformado e perdeu todos os homens da sua família. Nadia, então, percebe que não tem quem traga o sustento para casa e sozinha decide fazer de tudo para salvá-los. Ela subverte as leis do talibã e do regime extremamente machista que proíbe as mulheres de trabalhar e estudar e assume a identidade do irmão morto para buscar o sustento da família.
A história de coragem e sobrevivência de Nadia tem muito em comum com a da ativista paquistanesa Malala Yousafzai, que desafiou o mesmo talibã para ter acesso à educação. Nadia e Malala são hoje as vozes mais ativas na defesa dos direitos humanos e das mulheres em áreas tomadas por fundamentalistas islâmicos.
Aos 21 anos, Nadia conseguiu imigrar para a Espanha, onde vive há mais de uma década dando entrevistas e palestras sobre sua trajetória e as necessidades e percalços enfrentados pelas mulheres islâmicas sob o regime do talibã. O segredo do meu turbante é uma história emocionante e real que já conquistou milhões de leitores em mais de 25 países.
A PREMISSA:
Nadia tinha uma vida tranquila e feliz com sua família de classe média, mas tudo mudou quando em 1992 a guerra cívil no Afeganistão mudou tudo. Quando Nadia tinha apenas oitos anos, uma bomba atingiu sua casa e assim, a deixando gravemente ferida. Sua mãe, foi persistente e nunca deixou de acreditar que Nadia sobreviveria, mas a guerra ainda iria mexer muito com a vida de Nadia e sua família.
❝(...) Em tempos de guerra, o amanhã não existe.❞
Depois de lutar durante dois anos pela vida, Nadia descobre que não há mais homens em sua família, todos se foram em meio a guerra. Vivendo sob o regime Talibã isso seria uma sentença de morte para Nadia, sua mãe e suas duas irmãs, pois, este regime proíbem as mulheres de ter vida pública, inclusive de trabalhar.
Mas para salvas sua família, Nadia decide assumir outra identidade, se passando por seu irmão e assim poder trabalhar e trazer sustento para casa.
O QUE EU ACHEI:
O segredo do meu turbante é uma história real que me emocionou do início ao fim. Nadia foi uma mulher muito forte, que desde pequena teve que abrir mão de quem era apenas para sobreviver. Eu tive que parar essa leitura para chorar e respirar diversas vezes durante a leitura, mas não me arrependo, leituras assim são sempre um aviso enorme de como devemos sempre lutar por cada direito que temos para que nenhum deles sejam retirados, que nos leve nossa dignidade, sonhos e esperanças.
Este com certeza é um dos livros mais impactantes que eu já li, um livro que mesmo sendo tão forte eu acho uma leitura necessária!
O segredo do turbante é um relato forte, inesquecível e impactante, de uma garota que assumiu uma identidade masculina apenas para sobreviver. Desafiou o Talibã, mas nunca deixou de ter esperança de um dia poder voltar a ser quem sempre foi: Nadia.
Autor(a): Nada Ghulan & Agnes Rotger
Editora: Globo Livros
Gênero: Biografia/memórias
Nota: 5/5
Adicione: Skoob
Adquira o livro: Amazon
Nenhum comentário:
Postar um comentário