Ascenção é uma obra curta, rápida e perfeita para quem quer conhecer a escrita do Stephen King. Não foi meu primeiro contato com a escrita dele, mas ainda assim foi uma leitura que me fez refletir.
SINOPSE: Uma história fascinante, curiosa e comovente sobre um homem cujo misterioso problema ajuda os habitantes de Castle Rock a superar as diferenças e se tornar uma comunidade.
Scott Carey tem muito em que pensar ― o projeto enorme que pegou no trabalho; o casal lésbico que mora na casa ao lado e o cachorro delas, que insiste em fazer as necessidades no seu quintal; e a súbita e inexplicável perda de peso das últimas semanas.
Apesar de não querer ser estudado e examinado, Scott decide compartilhar a questão com seu velho amigo, o dr. Bob Ellis. Afinal, apesar dos números decrescentes na balança, sua aparência continua a mesma ― além disso, seu peso não varia quando está nu ou usando roupas pesadas, quando está de mãos vazias ou carrega algo no colo.
Não importa o que ele faça ou coma, Scott está cada vez mais leve ― embora não mais magro ―, e conforme seu peso se aproxima de zero, ele sabe que logo nada vai prendê-lo ao chão.
Scott não quer se preocupar com o que vem pela frente; ele ainda tem tempo para resolver todas as suas questões antes do Dia Zero, e por que não começar pelas mais difíceis? Por exemplo, encarando o preconceito que suas vizinhas têm sofrido da comunidade ― e dele ― e fazendo o possível para ajudar.
Amizades improváveis, a maratona anual da cidade e a misteriosa condição de Scott são a fórmula para grandes transformações. Incrivelmente alegre e profundamente triste, Ascensão é um verdadeiro antídoto para nossa cultura intolerante.
A PREMISSA:
Scott é um homem normal, vive tranquilamente em uma cidade pacata e conservadora, mas isso começa a mudar quando ele passa a perder peso subitamente. O problema é que ele está perdendo peso muito rápido, mas seu corpo não está mudando. Não importa quantas roupas ele use ou coisas pesadas segure ao subir na balança, o peso não muda.
Apesar da insistência de Bob - seu amigo -, de que ele deveria procurar um médico e ser estudado, Scott sabe que não pode perder tempo e precisa mudar algumas coisas em sua vida antes de ser tarde demais, como a relação que ele tem com suas vizinhas e ajudá-las a combater o preconceito que enfrentam na cidade.
O QUE EU ACHEI:
Ascenção é uma história bem curtinha, com uma trama que deixa a imaginação do leitor livre para imaginar o que aconteceu para que Scott perdesse tanto peso assim, mas não perdesse medidas. Por isso é uma ótima leitura para quem quer conhecer a escrita do autor, não é uma história pesada, mas ainda assim o mistério está ali.
O ontem já foi, o amanhã talvez não venha.
Não posso dizer que fiquei contente com o desfecho, mas fiquei satisfeita. Stephen king nos faz questionar o que cada um faria se estivesse passando por algo tão bizarro e sem explicações como Scott passou. Além disso, é muito bonito ver ele tentando mudar sua relação com suas vizinhas e tentando ajuda-las.
Por fim, eu recomendo. Não é uma das melhores obras do King, mas ainda assim é uma história instigante e emocionante.
Titulo: Ascenção
Autor(a): Sally Rooney
Editora: Companhia das letras
Gênero: Romance
Nenhum comentário:
Postar um comentário