O silêncio dos livros - Fausto Luciano Panicacci


“Havia placas iguais para todos os lados, é certo, mas aquela, afixada no muro bem à entrada do bosque, tornava tudo pior. Algo como um derradeiro alerta – TER LIVROS É CRIME. DENUNCIE. (...)”
Distopias de certa forma sempre trazem um alerta: tudo pode mudar, queira você acredite nisso ou não. Em “O silêncio dos livros” entramos um futuro não muito distante onde a tecnologia está presente em quase tudo e os livros foram proibidos com a desculpa de que são antidemocráticos, já que possuem o poder de mudar o pensamento de alguém e mostra somente a visão de quem escreve.

O livro é dividido em três partes: primeiro conhecemos Alice, uma menininha muito curiosa que ama histórias, apesar delas ser proibidas e Santiago Pena, o novo vizinho da menina que logo acaba criando amizade com a família dela e assim podendo contar mais histórias para a menina. Já na segunda parte acompanhamos Hilário, um jovem que acaba de ser preso, e que apesar de não possuir o gene-C (segundo o governo, pessoas com este gene seriam mais propensos a cometer crimes) ficará preso por muito tempo, pois foi acusado de matar um homem e mesmo alegando legitima defesa, nenhum amigo quis depor a seu favor e agora Hilário se vê preso, correndo o risco de receber sentença de morte. E mesmo em meio a tanta desesperança ao conhecer Antônio na cadeia, Hilário acaba conhecendo o mundo dos livros e se apaixonando.

Hilário e Alice parecem estar longe um do outro, mas não se engane, o futuro ainda trará muitas surpresas, que mudará totalmente a vida destes dois, que ainda acreditam nos livros, em um mundo em que eles foram proibidos.
“(...) Não que a literatura tenha sido em algum momento capaz de extirpar da Humanidade a vilania; sempre foi nessa luta, no entanto, valiosa aliada. Mas nossa sociedade aboliu os livros, entorpecendo-se da estupidez...”


Minha opinião:
O silêncio dos livros tem uma narrativa fluida e poética, que me fez refletir muito sobre o futuro dos livros e da tecnologia e como com o avanço dela, nos deixamos levar por futilidades que muitas vezes não nos agregam em nada e que nos levam a perder muito do que tem ao nosso redor, não apenas do que tem nos livros.

Confesso que algumas coisas me incomodaram ao longo da leitura, que não podem ser mencionadas aqui para não dar spoilers. Já o final, me deixou refletindo até agora. Foi um final totalmente diferente do que eu imaginava e de certa forma gostei disso, mas certamente vou ficar pensando sobre o rumo que a história tomou por muito tempo.

No geral, foi uma leitura impactante, que tive o prazer de ler em uma leitura coletiva com a Lc – Agência de comunicação que eu recomendo!
Adquira o livro:

Beijos!

8 comentários:

  1. Eu li uma resenha agora pouco desse livro.
    Não o conhecia e já gostei da premissa. Sua resenha me deixou interessada, pois parece mesmo ser uma história impactante e reflexiva

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Eu acompanhei a leitura coletiva de vocês pelo instagram e participei de todos os sorteios, até agora não fui sorteada nos que já aconteceram. Parece uma boa leitura, talvez um pouco complexa, mas eu gostaria de ler.
    Bjos
    Vivi
    http://duaslivreiras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá confesso que é a segunda que resenha que leio hoje a respeito desse livro, adorei suas considerações sobre ele e fiquei muito curiosa para ler, na verdade já coloquei ele na minha lista de compras de fim de ano, beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oi, acho que tenho o e-book desse livro no kindle, vou conferir, achei interessante e assustadora essa premissa distópica dos livros serem proibidos.

    ResponderExcluir
  5. Acredita que perdi o prazo de inscrição da leitura coletiva? Menina, fiquei com tanta raiva de mim mesma que você não faz ideia, pois a premissa é interessantíssima e o livro tem jeito de nos trazer grandes reflexões. Fico feliz que tenha gostado de forma geral, apesar das suas ressalvas, e que tenha se surpreendido com o desfecho. Espero poder ler um dia!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Ei, vi um leve Hype desse livro no insta e fiquei bem curiosa, corri e baixei no Kindle, mas empaquei logo nas primeiras páginas, triste, mas evero. Mas pretendo retomar a leitura , pois todos que leram, assim como você gostaram muito da história. Já quero saber sobre esse final, só lendo pra descobrir né,hahahah

    ResponderExcluir
  7. Acho que quando o livro nos deixa pensativa por um tempo o autor cumpriu com o proposto. Adorei sua dica! Já anotei aqui

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Mesmo sabendo que distopia pode ter universos estranhos confesso que achei estranho demais proibirem histórias... como eles controlam isso? o.O
    Não é meu gênero favorito de leitura, mas leria por curiosidade.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir