[Resenha] O chalé no fim do mundo - Paul Tremblay | @grupoeditorialrecord

 


Sempre li críticas maravilhosas sobre a escrita do Paul Tremblay e como fã de suspense, eu não poderia deixar de conhecer a escrita dele. Mas não acho que comecei pelo livro certo e me decepcionei.

SINOPSE: A menina Wen, de sete anos, está de férias com seus pais, Eric e Andrew, em um chalé isolado perto de um tranquilo lago em New Hampshire. Numa tarde, quando Wen está caçando gafanhotos no jardim à frente da casa, um estranho aparece inesperadamente. Leonard é o maior homem que Wen já viu, mas ele é jovem e amigável, e a conquista quase de imediato. Leonard e Wen conversam e brincam até Leonard de repente pedir desculpas. “Nada do que vai acontecer é culpa sua.” Outros três estranhos chegam ao chalé carregando objetos não identificáveis de aparência ameaçadora. “Precisamos de sua ajuda para salvar o mundo.”

Assim começa uma narrativa insuportavelmente tensa e envolvente sobre paranoia, sacrifício, apocalipse e sobrevivência que se intensifica até culminar numa conclusão devastadora, na qual o destino de uma família inseparável está, possivelmente, entrelaçado ao futuro de toda a humanidade.


A PREMISSA:
Wen é uma garotinha chinesa de sete anos que passava férias em um chalé afastado com seus pais Andrew e Eric, até que quatro pessoas estranhas invadiram o chalé, armadas e alegando que o apocalipse está prestes a acontecer e só a família de Wen poderia evitar o fim do mundo.

Mas para evitar o apocalipse eles teriam que fazer algo terrível. Caso contrário coisas piores vão acontecer não só com Wen e sua família, como para toda a humanidade.

O QUE EU ACHEI:
O chalé no fim do mundo aborda o fanatismo religioso e homossexualidade em um cenário apocalíptico. Tudo isso foi o que me chamou atenção neste livro, além do suspense é claro, mas infelizmente achei que o autor se perdeu e acabou deixando a trama cheia de altos e baixos.

O livro termina com um final aberto e isso até não seria um problema pra mim, se não fosse o fato de que muitos pontos no livro ficaram sem respostas. Além disso, muitas vezes senti que o autor usou cenas de violência gratuita e sem sentido apenas para prender o leitor. Mas estas cenas não foram bem trabalhadas o que me frustrou ainda mais.

Enfim, O chalé no fim do mundo é um suspense que tinha tudo para ser incrível mas deixou a desejar, senti falta de um bom desenvolvimento dos personagens, da história e do enredo.

Mas a escrita do autor é fluida e pode ser uma leitura que agrade alguns fãs de suspense (principalmente se você não se importa com finais abertos). E que nos faz refletir sobre fanatismo religioso

Titulo: O chalé no fim do mundo
Autor(a):   Paul Tremblay
Editora: Bertrand Brasil/Grupo editorial Record
Gênero: Suspense

Nota: 2/5
Adicione: Skoob
Adquira o livroAmazon


Nenhum comentário:

Postar um comentário