[Resenha] Se você pudesse ser minha - Sara Farizan | @editorajangada





A PREMISSA:
Nasrin e Sahar são amigas desde pequenas e essa amizade acabou evoluindo para um namoro que elas precisam esconder porque moram no Irã e lá homossexualidade é crime, punido com pena de morte.

Elas conseguiam esconder este amor de todos, até que um dia Nasrin fica noiva e por mais que este seja um casamento arranjado não há como escapar dele.

Sahar é completamente apaixonada por Nasrin e pretende fazer o possível e o impossível por esse amor. Nem que para isso, ela tenha que fazer a cirurgia de redesignação sexual, já que no Irã, apesar de ahomossexualidade ser crime a cirurgia para a mudança de gênero é permitida e o governo dá suporte financeiro para isso e como homem, Sahar poderia viver com Nasrin.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
❝ Será que vale a pena sacrificar o seu verdadeiro eu para salvar o amor da sua vida?❞
⠀⠀⠀⠀⠀
O QUE EU ACHEI:
Se você pudesse ser minha foi uma leitura que me conquistou a cada página. Sahar é estudiosa e sonhadora enquanto Nasrin apesar de não parecer, é mais pé no chão, ela é muito mais que uma garota bonita e burra, como pensam que ela é, no fundo, ela só quer proteger aqueles que ama.

A forma com que a autora desenvolveu a trama foi sensacional, desmistificou muitas coisas sobre o Irã e eu aprendi e conheci muito sobre a cultura do país através desta leitura, que foi ainda mais tocante pelo fato de ser tão real, afinal o Irã é um dos 70 países onde ser homossexual ainda é crime.

Uma triste realidade que a autora desenvolve com maestria e muito respeito mostrando como a cirurgia de redesignação sexual não é fácil e como as mulheres e homossexuais são tratadas no Irã. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Terminei de ler este livro, com aquela sensação de que deveria ser uma leitura obrigatória, que por mais que eu fale sobre ele não será o suficiente e que todos deveriam ler! Torci por Nasrin e Sahar do início ao fim, mesmo sabendo que esse amor é proibido. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Eu esperava mais do final, porém, entendo que a autora quis trazer um desfecho mais próximo da realidade e mesmo assim, não deixou de ser um desfecho tocante. Se ainda não leu, permita-se conhecer um pouco sobre o Irã e torcer por esse amor!
Beijos!
Titulo: Se você pudesse ser minha
Autora:  Sara Farizan
Editora: Jangada
Adicione: Skoob
Adquira o livro: Amazon
Sinopse: Um amor proibido pode colocar a vida de duas garotas em risco. Sahar e Nasrin são apaixonadas desde pequenas. Mas o Irã é um lugar perigoso, e elas podem ser espancadas, presas e até executadas se o relacionamento entre elas for descoberto. Tudo é mantido em segredo até que os pais de Nasrin anunciam que escolheram um noivo para a filha. Sahar fica desesperada e vai atrás de uma solução. No Irã a homossexualidade pode ser um crime, mas um homem aprisionado no corpo de uma mulher é algo visto como um erro da natureza e a mudança de sexo é um procedimento legal e acessível. Como homem, ela poderia se casar com Nasrin. Será que vale a pena sacrificar o seu verdadeiro eu para salvar o amor da sua vida?

Nenhum comentário:

Postar um comentário